Artigo

Verdades sobre a crise


Muito se ouve por aí que a crise não prejudica a todos – enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Ditados à parte, vamos entender primeiro a real definição de crise. Crise é um momento ou período de mudanças, caracterizado por escassez, perdas e também geração de oportunidades. O Brasil está passando, neste exato momento, por diferentes crises simultâneas: a hídrica, a energética, a financeira, a econômica, a política – para citar as que mais aparecem nos noticiários. Qual será a origem de todas essas crises?

 

Ao mesmo tempo em que surgem dificuldades as oportunidades estão presentes, desde que se tenha interesse e capacidade para aproveitar o momento. O que a maioria não percebe é que algumas ‘crises’ que vivemos são criadas por nós mesmos, às vezes por descaso, ignorância, baixo comprometimento, descontrole, inoperância, ausência de planejamento ou falta de visão. Há também, por trás disso, muitos jogos de interesses, envolvendo pessoas ou grupos que mantêm o status quo com a permanência da situação como está.

 

Ter conhecimento e procurar entender o porquê dessa situação é a base para a assertividade no processo de mudança e enfrentamento de uma crise, venha ela a ser administrada a curto, médio ou longo prazo. Se não temos o hábito de analisar, registrar, acompanhar, controlar e compreender, como saberemos qual o passo a ser dado? Parece óbvio, mas ainda cometemos esse erro básico e o que é pior: podemos estar vivendo num ciclo vicioso e estar repetindo o mesmo erro regularmente, confundindo persistência – que é uma virtude –, com teimosia – que é burrice.

 

Nestes casos, alimentamos a crise lentamente e quando ela se apresenta com toda intensidade tentamos justificar o caos, buscando justificativas sem ir de encontro à origem do problema, que pode estar em nós mesmos. Sem uma reforma comportamental e de postura, continuaremos a viver dessa forma, sem aproveitar as oportunidades dadas pelas crises para aprender. Vamos acostumar a viver entre altos e baixos, com quedas e ascensões, mudando apenas o momento e os atores, mas imersos na mesma velha crise de sempre.

 

Jamir Booz

jamir@nivel10consultoria.com.br

Sócio da Nível 10 Consultoria Empresarial e consultor do Sebrae.

 



Publicado em 26/10/2015 11:57:12