Cases

Inteligência de Mercado, Gestão Comercial Estratégica e outras soluções.


Empresa: Ceramfix Argamassa e Rejuntes
Cidade: Gaspar (SC)
Contato: www.ceramfix.com.br

Consultoria torna Ceramfix a terceira do ranking nacional

 

A primeira experiência da Ceramfix Argamassas e Rejuntes com uma consultoria empresarial externa garantiu à empresa de Gaspar a terceira posição no ranking nacional do setor. Com faturamento de R$ 90 milhões e sete fábricas estrategicamente distribuídas pelo País, a companhia projeta crescer 20% ao ano até 2020, além de chegar ao Norte e Nordeste – únicas regiões onde não atua ainda.

 

“O trabalho de consultoria realizado na Ceramfix nos deu um norte, foi o balizador da nossa gestão e preparou a empresa para o crescimento”, avalia o diretor comercial Antonio Carlos Schmitt. De acordo com Schmitt, a visão sistêmica e analítica da Nível 10 Consultoria Empresarial, com ações pontuais nas áreas Comercial, Financeira, Administrativa e  Produtiva, garantiu uma melhora significativa na rentabilidade do negócio. 

 

O sócio e consultor da Nível 10 Moacyr França Filho destaca duas soluções dentre as várias desenvolvidas na empresa: Gestão Comercial e Inteligência de Mercado. “Percebemos que a área comercial estava desestruturada e que a companhia tinha muito potencial para crescer, avançando no Estado e no País. Dentro desse contexto, fizemos um mapeamento do mercado, introduzimos o conceito MIX como diferencial de negociação, preparamos e acompanhamos os representantes e realizamos algumas convenções de vendas”, conta.

 

Segundo Schmitt, os procedimentos implementados na época, envolvendo pesquisa de tendência, acompanhamento da concorrência e avaliação constante de desempenho permanecem até hoje. “Mesmo após o encerramento da consultoria, mantivemos o trabalho, o que não foi difícil por que eles deixaram pessoas específicas treinadas para darem sequência à gestão estratégica”, observa o empresário, ressaltando que foram criados cargos cruciais como o de gerente comercial nacional.   

 

Saindo da área comercial, Schmitt destaca também as ações estratégicas desenvolvidas na área Financeira e Produtiva. Ele pontua o novo cálculo de custos, o estoque regulador, os cuidados com distribuição de lucros, investimento e fluxo de caixa, além de mencionar os avanços significativos na questão logística. “No nosso negócio, a logística é um diferencial competitivo, agindo diretamente sobre o custo”, explica.

 

Para França Filho, o resultado conquistado na Ceramfix só foi possível graças à confiança dos proprietários e à mudança comportamental no decorrer do processo. Schmitt compartilha da opinião, acrescentando que a empresa deve muito à Nível 10.

 

Fonte: Assessoria N10