Cases

Empresa de engenharia investe em gestão


Empresa: Preferencial Engenharia
Cidade: Balneário Camboriú
Contato: www.preferencialeng.com

A cada dia aumenta no País o número de empreendedores nas mais diversas áreas, mas a maioria deles desconhece práticas de gestão. As universidades, especialmente as que atuam com ciências exatas, preparam profissionais técnicos, mas esquecem das demandas e qualificações necessárias a um dono de negócio. Foi assim com Pedro Mario Crestani e Angélica Gris Crestani. Depois de trabalharem no mercado e concluírem a faculdade de Engenharia Civil, os irmãos decidiram empreender, fundando a Preferencial Engenharia, empresa com quase dois anos que atua com infraestrutura urbana no Litoral, Vale do Itajaí e Alto Vale. 

 

De acordo com a engenheira Angélica, o crescimento do negócio exigiu investimentos em profissionalização, o que passava pela busca de conhecimentos na área operacional administrativa. “Nós, assim como boa parte do segmento na região, temos formação prática, o que complica a gestão e pode afetar a saúde financeira do negócio. Por essa razão decidimos buscar o diferencial, contratando uma consultoria externa”, conta.

 

A missão de auxiliar neste momento de evolução foi da Nível 10 Consultoria Empresarial, que agiu de forma pontual, organizando o financeiro operacional da empresa com a criação de indicadores de gestão e planilhas de controle. “A equipe da Preferencial tinha muitos números e tabelas, mas esse material não dizia muito sobre a empresa. Foi preciso ordenar esses dados com uma metodologia adequada”, diz Adriana Moser, consultora e sócia da Nível 10.

 

Adriana explica que a soma das planilhas que eles já usavam com as que foram criadas possibilitou chegar ao resultado operacional da empresa e também de cada obra, separadamente. O trabalho também resultou no cálculo do ponto de equilíbrio, das despesas fixas e variáveis, assim como da solvência.

 

“Hoje conseguimos visualizar nossa margem e também o lucro, isso nos permite melhores negociações”, observa Pedro Mario. O engenheiro também ressalta a importância das planilhas para controle diário, as quais deram aos gestores uma visão mais clara do dia a dia.

 

O próximo passo da Preferencial rumo à gestão eficiente é investir no Planejamento Estratégico, com vistas aos objetivos para 2016: entrar efetivamente no ramo de obras públicas e dobrar o faturamento deste ano. 

 

Mais informações: www.preferencialeng.com

Facebook: /preferencialengenharia

 

Fonte: Assessoria N10