Notícias

Consultoria dobrou faturamento da Britagem Barracão


Quando uma empresa cresce aquém do desejado, lucra menos do que gostaria ou perde capacidade de investimento a luz amarela acende. Neste momento, o gestor consciente e perspicaz busca auxílio profissional para evitar a estagnação. Foi assim com a Britagem e Pavimentação Barracão, empresa de Gaspar que atua com pedra britada, agregados para asfalto, asfalto, areia industrial e serviços de pavimentação. O resultado foi lucro 50% maior, crescimento de 40% no faturamento do último ano e a promessa de abrir uma unidade de artefatos de cimento até 2016.

 

“Estamos num ótimo momento, de dois anos pra cá, dobramos nosso faturamento, diversificamos nossa clientela e reestruturamos a empresa. Isso se deve a muito suor e a um trabalho intensivo feito pela Nível 10 Consultoria Empresarial”, avalia um dos sócios da empresa, Antonino Assini.

 

Para o empresário, que comanda um negócio que fatura R$ 30 milhões ao ano e gera mais de 1,5 mil empregos (diretos e indiretos), os 18 meses de cuidado com a gestão da companhia garantiram um grande salto administrativo. “Temos a empresa sob controle e em condições de bancar a forte imobilização em equipamentos e frota para fazer face ao crescimento colocado em marcha”, completa.

 

Regras e critério

 

O consultor e sócio da Nível 10 Consultoria Empresarial, Moacyr França Filho, conta que faltavam regras escritas – tudo era verbal, possibilitando erros e mal entendidos –, não haviam critérios claros para definição de preços e o pior: a concentração decisória em apenas um dos sócios era grande na empresa. A receita para equacionar tudo isso foi complexa, explica o consultor, começando com um diagnóstico empresarial que identificou os potenciais da organização, assim como as áreas que precisavam de intervenção.

 

O segundo passo, acrescenta, foi um planejamento anual voltado para correções e implantação de procedimentos necessários para complementar as diversas áreas que compõem o negócio: financeira, comercial, administrativa, logística e industrial. “Dentro desse conjunto de ações, destacou-se a identificação precisa dos custos individuais da grade de produtos como diferencial de negociação para a os contratos licitados”, detalha.

 

O empresário aponta muitas ações como fundamentais neste processo, entre elas a migração do local de extração da pedra bruta, o que melhorou muito a logística do escoamento interno da produção. Ele menciona ainda o controle do estoque, a criação de uma política comercial e a adequação dos custos. Mas o que fez a diferença, na visão de Assini, foi a intervenção junto aos sócios. “Administrar uma empresa familiar não é fácil, a mediação da Nível 10 foi fundamental para a eficiências do negócio”, pontua.

 

Metas arrojadas

 

O bom resultado de 2013 levou automaticamente para planos arrojados em 2014. De acordo com Assini, além do novo britador móvel, que promete otimizar em 30% a produção, a empresa deve inaugurar a nova sede administrativa  em breve. Para 2015, a aposta é abrir a fábrica de artefato de cimento. “Estamos otimistas com este mercado, que tende a crescer a partir deste ano”, projeta o empresário, que atua num raio de 60 quilômetros entre Itapema, Blumenau e Piçarras.  

 

Serviços prestados pela N10:

 

  • Implantação de controles financeiros:
  • Implantação de controles internos:
  • Avaliação/readequação da atual formatação de custos.
  • Implantação de procedimentos administrativos.
  • Adequações/implementações/alterações no sistema de informática.
  • Adequação/reestruturação da área comercial e política comercial.

 

Fonte: Assessoria N10

Publicado em 26/03/2014 10:01:15
Comentários ( 0 )
DEIXE SEU COMENTÁRIO: